Plano de atividades 2018/19

Ao longo do ano letivo 2018/2019 estão previstas as seguintes atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Promoção da Saúde em Meio Escolar, no Agrupamento de Escolas de Gavião:

  • Reuniões - Reuniões mensais para planificação das atividades a realizar e avaliação das já concretizadas.
  • Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno - Este espaço terá um horário de funcionamento de acordo com a disponibilidade dos elementos da Equipa do Projeto PES, que já contempla as várias entidades parceiras e destina-se a acompanhar/apoiar os alunos em termos de saúde individual ou comunitária, procurando dar respostas a algumas situações problemáticas.
  • Coordenação da aplicação da Lei n.º 60/2009 e da Portaria n.º 196-A - No âmbito da aplicação da Lei n.º 60/2009 e da sua regulação pela Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de abril, serão disponibilizados recursos e acompanhamento da implementação da educação sexual em meio escolar nas turmas.
  • Dinamização do blogue da Equipa da Saúde - Dinamização de um blogue do PES, que seja atualizado regularmente.
  • Sessões sobre maus tratos, agressões e violência no namoro (em parceria com a APAV) - Sensibilizar para a identificação de eventuais situações de maus tratos, agressões e violência, prevenir situações de maus tratos, agressões e violência, informar sobre os direitos e como agir em caso de maus tratos, agressões e violência.
  • Sessões de sensibilização/informação (em parceria com o Plano de Ação de Melhoria do refeitório) - sobre diversas temáticas relacionadas com a saúde e nutrição.
  • Rastreios diversos - Realização de rastreios a toda a comunidade educativa e, se necessário, posterior encaminhamento.
  • Entrega de cheques-dentista, sessão de sensibilização sobre higiene oral e bochechos de flúor (em parceria com o Centro de Saúde) - Sensibilizar para a importância de uma correta higiene oral e diversificar as formas de intervenção na promoção da saúde oral.
  • Candidatura ao Programa Cuida-te - Esta atividade está condicionada pela aprovação da candidatura ao programa CUIDA-TE.
  • Semana da Alimentação (em parceria com o Plano de Ação de Melhoria do refeitório, com a plataforma Aprender+, com o programa Eco-Escolas e com a turma do CEF)  - Sensibilizar para a prática de uma alimentação variada, completa e equilibrada, sensibilizar para a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, promover a alimentação saudável, promover o convívio entre os participantes, dar a conhecer novos alimentos e ensinar a confeção de várias receitas saudáveis.
  • Dia Mundial do Não Fumador - Promover hábitos de vida saudáveis, sensibilizar a comunidade sobre os malefícios do tabagismo.
  • Comemoração do Dia de São Valentim - em parceria com a BE, o Departamento de Línguas e Ciências Sociais e Humanas e a Rádio Escola de Gavião.
  • Comemoração do Mês do Coração - Sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, conhecer e aprender a controlar fatores de risco, prevenir acidentes cardiovasculares, prevenir a obesidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015