Alimentação e atividade física


A alimentação e a atividade física são uma das áreas nacionais prioritárias no âmbito da educação para a saúde em meio escolar, sendo inquestionável a sua estreita relação com as outras áreas, nomeadamente, no que concerne aos acidentes cardiovasculares, doenças oncológicas, obesidade e todas as patologias associadas. 

Esta área é trabalhada não só ao nível dos alunos, mas também de docentes e de estabelecimentos de ensino, ao nível das suas ofertas alimentares.

OBJETIVOS: 
• Melhorar o estado de saúde global dos jovens.
• Inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
• Promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física. 

LEGISLAÇÃO
Decreto-Lei nº 55/2009, de 2 março
Circular nº 3/DSEEAS/DGE/2013 - Orientações sobre ementas e refeitórios escolares 2013/2014
Orientações para os bufetes escolares


DOCUMENTAÇÃO / RECURSOS EDUCATIVOS
Oferta alimentar em meio escolar - Lista de verificação
Alergias Alimentares - Referencial
Bufetes Escolares - Orientações
Educação Alimentar em Meio Escolar - Referencial para uma oferta alimentar saudável - Publicação que recomenda e orienta as práticas alimentares em meio escolar

 Manual Hidratação em Meio Escolar - A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação com a colaboração de especialistas do IHS, publicaram o Manual "Hidratação adequada em meio escolar", destinado à comunidade escolar, desde os encarregados de educação aos professores e responsáveis escolares.
"Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância"A Direção Geral da Saúde disponibiliza aos educadores de infância e ao pessoal diretamente envolvido na preparação e fornecimento de alimentação às crianças, um documento orientador.
 Manual Linhas de Orientação para uma Alimentação vegetariana Saudável A Direção-Geral da Saúde disponibiliza um manual dedicado à alimentação vegetariana com o objetivo de promover a informação disponível nas instituições de saúde sobre os benefícios do consumo de produtos de origem vegetal e o seu papel na prevenção de doença, nomeadamente nas doenças crónicas como a doença cardiovascular, oncológica, diabetes e obesidade.
Bufetes Escolares - Alimentação Saudável - Recomendações para pais e encarregados de educação.
Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares (SPARE) - Ferramenta informática que permite planear e avaliar refeições escolares.
Segurança alimentar para os mais novos: materiais de apoio para professores do ensino básico - No âmbito da Higiene e Segurança Alimentar, destina-se a apoiar professores e alunos dos 1º e 2º ciclos.
Regime de Fruta Escolar (RFE) - Programa Comunitário de distribuição de fruta na escola.
Canal Educativo da FIPA - Sítio com conteúdos e materiais sobre educação alimentar, adaptados aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Programa Nestlé Crianças Saudáveis - Programa educativo sobre nutrição, saúde e bem-estar, dirigido a educadores e alunos.

• Publicação DGS: “Iodo - o nutriente esquecido que é decisivo na escola e na vida”Esta publicação, disponível online no portal da DGS, resultou de trabalhos científicos que demonstraram que um número significativo de crianças portuguesas e a maioria das mulheres grávidas no nosso país não ingeriam o iodo suficiente.
• Guia da Associação Portuguesa de Nutricionistas - "Refeições Saudáveis para o Verão"
• Revista Nutrícias - Revista da Associação Portuguesa de Nutricionistas. Números publicados disponíveis em PDF.
• E- books da Associação Portuguesa de NutricionistasE-books diversificados, dirigidos à população em geral e disponíveis em PDF. Publicações da responsabilidade da  Associação Portuguesa de Nutricionistas. 
• Livros e Brochuras da Associação Portuguesa de Nutricionistas - Materiais diversificados, dirigidos à população em geral e disponíveis em PDF. Publicações da responsabilidade da  Associação Portuguesa de Nutricionistas. 
 Guias de Alimentação da Associação Portuguesa de Nutricionistas - Materiais diversificados, dirigidos à população em geral e disponíveis em PDF. Publicações da responsabilidade da  Associação Portuguesa de Nutricionistas. 
Cartaz - Frutas e Vegetais
Cartaz - Gorduras
Cartaz - Lacticínios
Cartaz - Peixe, Carne e Ovos
Cartaz - Açúcares
Cartaz - Sal
Livro - Gosto muito de... Fruta
Livro - Gosto muito de... Sopas e Saladas Coloridas
Livro - Gosto muito de... Alimentos Diferentes
Livro - Gosto muito de... Pequeno-Almoço
Livro - Gosto muito de... Alimentos Diferentes para Festas

 Livro - Da mesa à Horta, Aprendo a Gostar de Frutas e VegetaisUm guia prático para pais e cuidadores de crianças em idade pré-escolar
 Guia de Bolso para Lanches Escolares


LINKS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gravidez na adolescência potenciada por baixa escolaridade

SUGESTÃO DA SEMANA: MAIO, MÊS DO CORAÇÃO

SEMINÁRIO: CRIANÇAS E JOVENS, UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS - 8 DE JULHO DE 2015