Prevenção de comportamentos aditivos e dependências
Ao longo da escolaridade é fundamental que os alunos: reconheçam os perigos do consumo de álcool, de tabaco e de outras substâncias para a manutenção de uma vida saudável; identifiquem e expliquem as consequências do uso de drogas e os seus efeitos nos processos vitais e nas relações sociais; caracterizem comportamentos de risco (consumos de tabaco, álcool) e adições sem substâncias, como por exemplo Internet e Jogo. As atividades desenvolvidas nas e pelas escolas contribuem para aumentar o nível de informação/sensibilização sobre as substâncias e a aquisição/desenvolvimento por parte das crianças e jovens de comportamentos saudáveis e de atitudes críticas face a situações de risco.
OBJETIVOS:
• Melhorar o estado de saúde global dos jovens.
• Contribuir para a definição de políticas em matéria de comportamentos aditivos e dependências.
• Prevenir os consumos em meio escolar, através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.
RECURSOS EDUCATIVOS:
• Consumo de Substâncias Psicoativas e Prevenção em Meio Escolar - Publicação que informa sobre o consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas e recomenda e orienta as práticas preventivas em meio escolar.
• Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020 - Aprovado em Conselho Interministerial a 30 de junho de 2014
• Plano de Ação para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências - Aprovado em Conselho Interministerial a 30 junho de 2014
• Relatório Europeu sobre Drogas - Relatório 2013
Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT)
Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT)
• A Evolução do Fenómeno da Droga na Europa - Relatório Anual 2011
Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT)
Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT)
LINKS
LINHA VIDA SOS DROGA (ligue 14 14)
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